Cosmético vencido pode provocar sérios problemas de saúde


Dermatologista alerta para irritações causadas por produtos fora da validade, mas a informação nem sempre é clara nas embalagens dos produtos.

 

 


Quem usa maquiagem e produtos de beleza deve ficar atento. O prazo de validade dessas substâncias nem sempre está ali, fácil de ver. E o uso de maquiagem antiga, pode ser um perigo.
Mulheres e seus objetos de beleza. A relações públicas Samira Lopes já usou um delineador vencido sem saber e teve problemas.
“Meu olho irritou imediatamente como se tivesse pingado uma pimenta. Ele ardeu e no outro dia a minha pálpebra tava toda irritada”, recorda ela.
A dermatologista Ana Claudia Brito adverte para os riscos de usar produtos com validade vencida.

“A maquiagem que vai em contato com os olhos pode causar danos sérios a saúde. Infecção fúngica, pode levar a danos sérios na córnea, pode atrapalhar a visão”, diz a médica.
Nos cosméticos, os fabricantes costumam indicar o prazo de validade por um símbolo minúsculo, difícil de enxergar. Com uma lupa, dá para ver a ilustração: uma caixinha com um número dentro. Isso significa que depois de aberto, o lápis vence em 18 meses.

O prazo varia de acordo com a marca e com o produto. Algumas empresas preferem a maneira tradicional de indicar a validade. Outras só colocam a informação na embalagem, e se jogamos a caixinha fora não dá para saber qual a durabilidade do cosmético. Para não usar produtos vencidos, a médica recomenda: faça uma etiqueta. E atenção para as mudanças nas características .
“O produto que mudou de cheiro, mudou de consistência, então é aquele pó que está fragmentando, está quebrando, o lápis começa a ficar ressecado... essa maquiagem não está mais própria para o uso, então deve ser trocada”, ensina a doutora Ana Claudia Brito.

 Fonte: Bom dia Brasil

1 comentários:

  1. ótima dicas,adorei este post, é um alerta e tanto.Meninas vamos ter muita atenção com que usamos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!