A clássica estampa de poá volta à moda neste inverno. Saiba como usar

Quando a ordem do dia na moda é ser feminina, a clássica estampa de poá não pode faltar.

Símbolo da década de 50, ela coloriu os desfiles de inverno de importantes grifes nacionais e internacionais e já começa a ganhar as ruas novamente.

A it girl Alexa Chung está usando, assim como as atrizes Kate Winslet e Kristin Davis, de “Sex and the City”. “Em tamanho máxi ou míni, a estampa de poá representa um resgate do passado e do clima ladylike”, afirma a consultora de moda Chris Francini.
Editora Globo
MANIA DE POÁ: ALEXA CHUNG, KRISTIN DAVIS E KATE WINSLET JÁ ESTÃO DESFILANDO A ESTAMPA
Se lá atrás o poá remetia à dobradinha preto e branco e aparecia mais como detalhe nos looks, agora em 2011 ele cobre produções inteiras (pense nos desfiles de Marc Jacobs ou Diane von Furstenberg), mistura as mais diversas cores (na passarela da Maria Bonita, o poá ganhou tons acinzentados) e versões(Reinaldo Lourenço o recriou a partir de aplicações e transparências e Paul Smith recorreu à estampa para quebrar o shape masculino de suas criações). “O jeito 2011 de usar o poá é apostar em um look inteiro com ele, em peças de modelagens diferenciadas que carreguem a estampa ou ainda combiná-lo a outras padronagens, como o floral e o animal print”, diz Paula Martins, também consultora de moda.


NO ESCRITÓRIO O poá na versão preto e branco nunca falha. Um vestido simples com essa estampa combinado a acessórios básicos é uma boa pedida. Outra boa ideia é investir em uma saia preta plissada com bolinhas brancas, uma blusa de mangas curtas e bolero ou blazer. Arremate a produção com acessórios coloridos em acrílico. Nos pés, vá de sapatilhas ou sapatos fechados.
NA NOITE 
Na balada, você pode e deve ser sexy. Que tal um jeans skinny, uma blusa bem feminina vermelha de poás e sandálias de salto alto? Os brincos podem ser de pérolas. Se o evento for mais formal, escolha um vestido estilo anos 70. Preto e branco não é a única combinação possível que reflete elegância. Você também pode escolher bege e azul marinho. Já o vermelho, nesse caso, pode ficar nos acessórios.
Editora Globo
O POÁ VERSÃO 2011: REINALDO LOURENÇO RECRIOU A ESTAMPA COM TRANSPARÊNCIAS E APLICAÇÕES, PAUL SMITH LEVOU FEMINILIDADE A SEUS LOOKS MASCULINOS E A MARIA BONITA ELEGEU UMA VERSÃO MÁXI
NO DIA-A-DIA 
Para looks casuais, vestidos de cores alegres que levam as bolinhas são a escolha perfeita. Ouse na combinação de tons: azul e roxo ou amarelo e laranja para visuais mais discretos; amarelo e roxo ou verde e vermelho para looks mais chamativos. Finalize com poucos acessórios e sandálias ou sapatilhas sem salto.
COMO MISTURAR AS ESTAMPAS 
O segredo para misturar o poá a outras estampas está em manter a modelagem da roupa bem simples e a mesma cartela de cores para as padronagens. Isso cria um efeito monocromático e minimiza o contraste entre as estampas. Vale combinar o poá a listras do navy, ao animal print ou até mesmo a motivos florais. Experimente usar um bolero navy de listras azuis e brancas sobre uma blusa azul marinho com bolinhas brancas.
A HISTÓRIA DO POÁ 
A história do poá é uma incógnita, com dezenas de versões espalhadas por livros e pela internet. Há quem diga que a estampa surgiu com imigrantes do leste europeu recém chegados à América. Na bagagem, eles teriam trazido a polka, um ritmo musical (daí, “polka dots”, que quer dizer poá em inglês) e inusitados figurinos com estampa de bolinhas, muito populares tempos depois. Outros atribuem a Walt Disney a paternidade do desenho. Ao criar Minnie Mouse em 1928, ele teria estudado catálogos de moda para concluir que listras e xadrezes não eram novidade e que ele precisaria de algo totalmente diferente para o figurino da ratinha mais famosa do mundo.
Editora Globo
POÁ POR INTEIRO: MARC JACOBS E DIANE VON FURSTENBERG APOSTAM NA ESTAMPA DA CABEÇA AOS PÉS
Independentemente da versão verdadeira, fato é que uma música popularizou em todo mundo as bolinhas na roupa: “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, clássico de 1960 de Brian Hyland que ganhou versões em francês, italiano e alemão. No Brasil, ficou conhecida como “Biquíni de bolinha amarelinho”, na voz de Celly Campello.
Fonte: Marie Claire

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!