Aprenda a combinar diferentes botas com o seu visual

A cada dez mulheres que entram numa loja de calçados nos dias frios, pelo menos oito compram bota. E a situação não é muito diferente nos dias mais quentes. É só dar uma olhada na rua para ver que este tipo de calçado está nos pés da maioria delas. Os comerciantes confirmam que este é o ano das botas. E também comemoram, já que o produto tem bom valor agregado: uma bota custa em média o equivalente a quatro sandálias. A procura é tanta que não deve sobrar produto nem para as promoções de inverno. Os modelos são os mais variados, mas o campeão de vendas em várias lojas é o estilo montaria, que tem cano alto e salto baixo.

Calçado é investimento para vários invernos

‘‘Existe uma febre de bota, obviamente, mas este é o tipo de calçado que não cai de moda. É sempre um complemento importante no inverno a começar pelo conforto térmico’’, avalia a professora Suzana Barreto Martins, professora do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela diz que vale a pena investir na bota, levando em conta que ela poderá ser usada nos próximos anos. ‘‘Não é um investimento para um único inverno’’.

Reprodução


Para a professora, os modelos estão tão versáteis que, escolhendo um modelo básico, é possível atravessar o inverno com um único par. ‘‘A bota acaba completando o look. Combina com saias de vários comprimentos e com calças mais curtas’’, diz.

Na hora de comprar, porém, devem ser observados aspectos como praticidade e conforto. ‘‘É importante saber se é fácil de calçar e tirar, se o salto tem boa sustentação e não altera a postura’’, enumera Suzana. Quanto aos materiais, ela repara que há muitas combinações interessantes no mercado. ‘‘O couro com neoprene, por exemplo, resolve o problema de quem acha que a bota aperta na panturrilha, pois permite maior flexibilidade’’, diz.

Como combinar


Reprodução

Cano muito curto + salto alto: é o chamado abotinado, que lembra um sapato fechado. Eles estão em alta no inverno 2011 e, neste ano, vieram abertos na ponta. Também são encontrados com bico fino. Fica bem com calça reta que cubra o peito do pé.

Cano curto (cobre os tornozelos) + salto baixo: é um modelo esportivo. Podem ser de couro e ser usada com jeans ou calça reta que cubra o peito do pé; ou de camurça, que confere um estilo mais pesado e fica bem com jeans de corte reto. Evite usar este modelo com calça de boca estreita.

Cano curto + salto alto (ou médio): é o modelo mais tradicional e perfeito para o dia a dia. Fica bem com calça social ou jeans de boca reta e deve ser usada por baixo da calça.

Cano médio (cobre até a metade da panturrilha) + salto alto (ou médio): modelo bom para mulheres altas e com pernas compridas. Pode ser usado com saias pelos joelhos ou longas até o tornozelo, e com calça de boca reta, que cubra todo o cano. Mulheres baixas e com pernas grossas têm que combinar o modelo com saias que cubram o cano para disfarçar o excesso de panturrilha e para não parecerem ainda mais baixas.

Cano longo (chega até os joelhos) + salto baixo: é o modelo montaria, que geralmente tem bico arredondado. Confere estilo esportivo, pode ser usado com saias de qualquer comprimento e calça, por dentro ou por fora (neste caso, deve ser justa na perna).

Cano longo + salto alto: modelo perfeito para a noite. Fica bem com vestidos ou saias. Também fica bem por fora da calça jeans, desde que justo na perna.

Cano longuíssimo (cobre os joelhos) + salto alto: modelo fica bem com saias curtas e sobre calças justas. Pode ser usada somente por mulheres altas e magras.

Dicas importantes

■ Apesar de alguns modelos serem considerados sociais, como a de cano longo com salto alto, botas são consideradas calçados informais. Por isso, evite usá-las em festas de casamento ou ocasiões sociais formais;

■ As baixinhas devem tomar cuidado para não exagerar no tamanho do salto. Quanto maior, menor parecerá o pé. Além disso, podem cansar e o caminhar se tornar deselegante;

■ Botas claras (bege e caramelo) ficam bem com preto e jeans. Bota branca é só para quem tem muito estilo. Normalmente, nem os profissionais da área de saúde usam;

■ Se você for comprar, invista num artigo bom, que vai durar mais tempo. E dê preferência às cores escuras, que combinam com qualquer roupa. Os tons claros ou beges são mais difíceis de combinar;

■ Caso a sua bota seja um muito sofisticada, cheia de detalhes ou chamativa, opte por roupas mais discretas, ai a atenção fica toda para a bota;

■ Saias compridas ou longuetes também ficam muito elegantes combinadas com botas de cano longo. A bota valoriza o visual;

■ Cuidado com algumas combinações. Minissaia e bota, por exemplo, só fica bem em quem é muito magra e possui pernas lindas. Ah, e em quem é jovem;

■ Quem tem perna grossa e curta deve evitar usar uma bota de cano longo ou saia curta pois irá ressaltar ainda mais as coxas, dando uma aparência vulgar.

Fonte: Bonde

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!