Alergia a bijuterias

 
Muitas mulheres não conseguem sair de casa sem os brincos. Mas e quando eles causam coceiras, dor e feridas nas orelhas? A alergia às bijuterias é causada principalmente pelas substâncias presentes nas peças, além do metal. A mais comum delas é o níquel, utilizado na produção por ter um custo baixo.

As manifestações da alergia não passam de uma tentativa do organismo de se defender de um corpo estranho. Ao identificar a substância estranha em contato com os tecidos, ele reage causando a vermelhidão, inchaço e as dores, no intuito de afastar o mal. Nos casos mais graves, quando o objeto não é removido, podem surgir feridas, sangramentos, inflamações e até danos às orelhas – como deformações no furo.

Sendo uma reação natural do corpo, não existe cura para a alergia, apenas tratamentos para seus sintomas e alguns truques para evitar a reação. Um deles é passar uma camada de esmalte, de preferência hipoalergênico, na parte da bijuteria que fica em contato com a pele. O esmalte isola as substâncias da peça que causam a reação. Mas atenção, este é um truque temporário. A alergia é adiada, mas ela pode aparecer mais tarde. Existe também o risco de o corpo reagir ao próprio esmalte, então, só utilize a técnica quando necessário, ela não é eficaz para o dia a dia.

A maneira mais eficiente de se livrar do problema é optar por materiais que não causam reações alérgicas, como as peças antialérgicas, de titânio ou aço cirúrgico, disponíveis para a venda em farmácias. Você também pode investir em algumas peças de ouro ou prata, caso sua pele não reaja a elas. É importante que essas peças não sejam feitas com misturas, processo geralmente utilizado para diminuir o preço. Pergunte ao vendedor se as peças possuem uma quantidade considerável de níquel – saia correndo se a resposta for afirmativa.

Se seu corpo reage violentamente às bijuterias, evite o contato – ficar sem brincos pode ser ruim, mas é a única opção nesse caso. E muito melhor do que comprometer as orelhas.

Se você está incomodada com os sintomas da alergia, pode recorrer a um tratamento com pomadas que possuem corticoide. Mas não o faça sem orientação médica e não torne seu uso frequente, pois a substância é utilizada como medicamente e pode possuir efeitos colaterais.
Fonte: POP

5 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!