Alergia a bijuterias

 
Muitas mulheres não conseguem sair de casa sem os brincos. Mas e quando eles causam coceiras, dor e feridas nas orelhas? A alergia às bijuterias é causada principalmente pelas substâncias presentes nas peças, além do metal. A mais comum delas é o níquel, utilizado na produção por ter um custo baixo.

As manifestações da alergia não passam de uma tentativa do organismo de se defender de um corpo estranho. Ao identificar a substância estranha em contato com os tecidos, ele reage causando a vermelhidão, inchaço e as dores, no intuito de afastar o mal. Nos casos mais graves, quando o objeto não é removido, podem surgir feridas, sangramentos, inflamações e até danos às orelhas – como deformações no furo.

Sendo uma reação natural do corpo, não existe cura para a alergia, apenas tratamentos para seus sintomas e alguns truques para evitar a reação. Um deles é passar uma camada de esmalte, de preferência hipoalergênico, na parte da bijuteria que fica em contato com a pele. O esmalte isola as substâncias da peça que causam a reação. Mas atenção, este é um truque temporário. A alergia é adiada, mas ela pode aparecer mais tarde. Existe também o risco de o corpo reagir ao próprio esmalte, então, só utilize a técnica quando necessário, ela não é eficaz para o dia a dia.

A maneira mais eficiente de se livrar do problema é optar por materiais que não causam reações alérgicas, como as peças antialérgicas, de titânio ou aço cirúrgico, disponíveis para a venda em farmácias. Você também pode investir em algumas peças de ouro ou prata, caso sua pele não reaja a elas. É importante que essas peças não sejam feitas com misturas, processo geralmente utilizado para diminuir o preço. Pergunte ao vendedor se as peças possuem uma quantidade considerável de níquel – saia correndo se a resposta for afirmativa.

Se seu corpo reage violentamente às bijuterias, evite o contato – ficar sem brincos pode ser ruim, mas é a única opção nesse caso. E muito melhor do que comprometer as orelhas.

Se você está incomodada com os sintomas da alergia, pode recorrer a um tratamento com pomadas que possuem corticoide. Mas não o faça sem orientação médica e não torne seu uso frequente, pois a substância é utilizada como medicamente e pode possuir efeitos colaterais.
Fonte: POP

4 comentários:

  1. Eu tenho um problema sério com biju, mais sempre dou um jeitinho de usar. Costumo usar no fds ou qdo vou sair, daí fico uns dias sem usar pra não piorar a alergia.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Tenho o mesmo problema, é horrível.
    Faço a mesma coisa que a Sabrina faz, é o jeito...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu sofro deste problema desde o início de minha adolescência e sei bem como é. Minha alergia é tão forte que não se limita ás orelhas. Tenho alergia a QUALQUER metal que não seja ouro (18 pra cima), prata (720) ou titânio, pq mesmo o aço cirurgico me causa alergias e alguma vezes chegou a sangrar e já rasgou os furos de minhas orelhas e pircing do umbigo. Botão de calça jeans tbm é um problema, por isso sempre colo esparadrapo em qlquer metal que possa ter contato com minha pele.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada á todas pelas visitas, eu achei interessante compartilhar esta matéria, pois muitas mulheres tem alergias e deve ser muito complicado isso.

    Eu não tenho alergias, uso de tudo.

    Voltem sempre meninas, adoro quando vem me visitar.

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!