Tingir para desfilar novas cores


Divulgação

Divulgação

Tingimento dá cor e mais vida às roupas
Enquanto os corantes sintéticos são obtidos a partir de derivados do petróleo e do carvão mineral, por processos considerados altamente poluentes para os conceitos ecológicos atuais, os pigmentos naturais podem ser extraídos das cascas de cebola, de beterraba, folhas de manga e outros vegetais/frutas disponíveis até mesmo no quintal de casa.

A história da tecelagem registra que a humanidade utiliza os corantes há mais de cinco mil anos, mas eles foram perdendo espaço para a indústria química que sintetizou as primeiras anilinas.

Porém, artistas plásticos e indústrias comprometidos com processos menos poluentes resgatam a cultura milenar do tingir sem poluir. Assim, se vestir com as cores que respeitam a natureza nunca esteve tão na moda.
Muitas confecções e designers estão voltados à pesquisa para resgatar o tingimento de tecidos. E o apelo à fabricação de roupa mais orgânica possível fez nomes consagrados da moda brasileira e internacional voltarem os olhos para O Casulo Feliz.
Fundada em 1988, a fiação artesanal de seda pura só utiliza vegetais no processo de tingimento e se tornou veterana nas passarelas do São Paulo Fashion Week, em coleções de estilistas conceituados. Profundo conhecedor desse processo milenar e hoje tão sustentável, o empresário Gustavo Augusto Serpa Rocha, proprietário de O Casulo Feliz, utiliza casca de cebola e de beterraba, sementes de urucum, serragem de eucalipto e raiz de algodão para tingir.

Gustavo Rocha explica que quantidade de corante a ser diluída é fundamental para obter uma cor homogênea e evitar manchas. Pedimos a ele a fórmula para tingir sem poluir, a custo quase zero, de forma rápida e prática, em casa mesmo. Siga o passo a passo (no micro) e dê vida nova e mais longa à roupa velha ou desbotada.

Tingimento em casa, faça você mesmo  e renove suas roupas!
  •  

    Pigmentos vegetais são
  • antipoluentes
    Utilize 100 gramas de cascas de cebola para um quilo de malha enxuta.
  • Ferva as cascas de cebola em dois litros de água até formar um xarope.
  • Coe essa solução e dilua em 20 litros de água. Para que a peça não manche, o corante precisa ser absorvido aos poucos.
  • A peça deve permanecer submersa no corante por uma hora, sendo 20 minutos em ordem crescente de temperaturas: abaixo de 40º C, 40º C
  • e 80º C. Após esse período de fervura, desligue o fogo e deixe a peça descansar ainda submersa no corante por 20 minutos.
  • A peça está pronta para ser lavada em água morna (em temperatura abaixo de 40 graus).
  • É hora de aplicar o fixador: em 20 litros de água morna adicione meio copo de vinagre (8%) e duas colheres de sal (ou 40 gramas - 2%). A malha deve ficar 20 minutos imersa no fixador e em seguida deve ser lavada. Retire todo o resíduo (corante).

Pigmento escuro no tecido claro tinge melhor
Tecidos brancos e crus têm mais probabilidade de ficar na cor desejada. Os estampados não sofrem alterações no motivo, apenas na cor. Tecidos coloridos devem ser tingidos com cores mais escuras do que a original.

O tingimento com mais probabilidade de dar certo é na cor preta. Antes de tingir, retire botões e outros acessórios.

Fonte: O Diário

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!