Aprenda a maneira correta de guardar as roupas do inverno passado


 Ricardo Chaves / Agencia RBS









Guarda-roupa deve ser aberto de tempos em tempos para arejar as peças
Foto:  Ricardo Chaves  /  Agencia RBS

 

Cada tecido exige um tipo especial de lavagem e secagem

Os dias estão ficando mais quentes e as peças pesadas vão sendo guardadas no fundo do armário. Mas como conservar as roupas até o próximo inverno sem o aparecimento de manchas? O gerente operacional da Quality Lavanderia, Ricardo Monteiro, dá algumas dicas.

Couro e camurça: estas peças nunca devem ser guardadas em sacos plásticos, pois isso pode causar mau cheiro e deformidades. O ideal é embalar as roupas em capas de TNT e, pelo menos uma vez por mês, expô-las em local fresco e seco à sombra. Fuja, também, da umidade, para evitar a proliferação de fungos e manchas. O mais indicado é que peças do tipo sejam lavadas por profissionais.

Lã, malha e tricô: devem ser lavadas à mão, ou no modo delicado da máquina de lavar, com detergente neutro. Sabão em pó e secadora endurecem a lã, sendo preferível que as roupas sequem naturalmente, em local com pouco sol. A secagem deve ser feita na horizontal, sob uma toalha felpuda — para tirar o excesso de água. Quando penduradas em varal, as roupas de lã tendem a se deformar.

Cashmere: assim como as malhas, não devem ser passadas. A lavagem mais indicada é o processo a seco.

Veludo: o veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina de lavar com sabão em pó, mas o uso de secadoras ou estufas causa encolhimento. A secagem pode ser feita com a peça pendurada em local arejado e fresco. Já o veludo alemão só pode ser lavado a seco.

Flanela: esse tecido pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó, mas não pode ser seco na secadora ou em estufa, pois encolhe com facilidade.


Dicas gerais:

:: Observe a temperatura correta de passagem de cada tecido. Utilize uma sapata de proteção no ferro, para prevenir manchas e queimaduras.

:: Sempre que possível, deixe as portas do guarda-roupa abertas, principalmente em dias quentes e secos, para arejar as peças.

:: Utilize potes antimofo em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade e são um bom auxílio na conservação das roupas.

:: Se a peça já estiver com mau cheiro, o odor só poderá ser retirado com a lavagem. Se preciso, lave mais de uma vez e espere a secagem total antes de guardar a peça no armário.
Fonte: DONNA ONLINE ZH

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!