Cabelo também envelhece; saiba como mantê-lo jovem

Com o passar do tempo, os fios sofrem alterações e precisam de cuidados especiais para cada fase da vida. Foto: Shutterstock Com o passar do tempo, os fios sofrem alterações e precisam de cuidados especiais para cada fase da vida
Foto: Shutterstock

O cabelo não é imune à ação do tempo e também se transforma com o passar dos anos. Os fios tendem a ficar mais finos e secos com o avanço da idade. Isso, sem mencionar os fios brancos que aparecem sutilmente e vão se multiplicando.

"O processo de envelhecimento capilar envolve questões internas que modificam a estrutura dos fios como o estresse oxidativo que está relacionado à genética da pessoa, além de agentes externos, como exposição ao sol, vento e qualidade de vida", explica Leila Bloch, dermatologista especializada em cabelos e membro da ISHRS (Sociedade Internacional de Cirurgia da Restauração Capilar).
Portanto, para cada fase da vida, as madeixas se modificam e precisam de atenção diferenciada. Confira os cuidados, pois os danos causados ao cabelo - anos e anos sofrendo a ação do secador, chapinha, progressiva, tintura - são acumulativos. Ou seja, quanto mais você cuidar, mais bonito e saudável estará seu cabelo ao longo da vida.

  • Dos 12 aos 18 anos
A puberdade é um período de ebulição hormonal. Isso se reflete nos fios, que normalmente ficam mais oleosos. O ideal é lavar o cabelo diariamente com xampu de controle da oleosidade, e uma ou duas vezes por semana, utilizar um xampu sem sal para remover os resíduos. Nesta fase, também podem ocorrer algumas alterações estruturais como, por exemplo, o cabelo liso ficar mais encaracolado ou vice-versa.

  • Dos 18 até 30 anos

Neste período, os fios são mais grossos e atingem seu maior diâmetro e volume. É uma fase em que as madeixas geralmente são mais viçosas, fortes e brilhantes. Salvo algumas exceções em que a genética vai determinar o surgimento de fios brancos ou o início de queda capilar, para esta fase as pessoas devem usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo e se preocupar em adotar um estilo de vida saudável.

  • Dos 30 aos 49 anos

Normalmente, é neste período que os fios brancos começam a aparecer e a mulher passa a usar coloração para escondê-los - o que costuma piorar a saúde desse cabelo que já é mais frágil por natureza. "Tintura em excesso pode danificar os fios, fazer com que as pontes de queratina sejam quebradas e até causar a queda capilar", explica a dermatologista. A especialista recomenda o uso de produtos específicos para cabelos tingidos além de um leave-in à base de queratina para hidratação e nutrição.

  • Dos 50 aos 60 anos
A menopausa surge trazendo mudanças hormonais, que irá afetar diretamente as madeixas. O cabelo tende a ficar mais fino e com episódios intensos de queda. O recomendado é investir em hidratação - tanto em máscaras caseiras quanto naquelas feitas no salão - além de uma dieta adequada. Isso porque durante a menopausa a mulher pode ter dificuldades para absorver nutrientes como o selênio, cobre e zinco, essenciais para a saúde dos fios.

  • A partir dos 60 anos
Nesta fase, os fios tentem a ficar cada vez mais brancos, resultando em cabelos ressecados, finos e sensíveis. O aspecto aqui é de um cabelo mais ralo. Por isso, o ideal é usar produtos específicos para cabelos brancos e investir em hidratação sempre.

Fonte: Terra

1 comentários:

  1. Cabelos....só o que eu sei é que dá um trabalhão cuidar hidratar e etc,mas também dá uma alegria tremenda quando recebemos aquele elogio aos fios!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!