Mitos e verdades: Cabelos

 
Você provavelmente conhece alguém que corta o cabelo na lua crescente, escova-o cem vezes antes de dormir ou nunca arranca um fio branco para não crescerem outros. A sabedoria popular é cheia de conselhos para deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis, mas será que estão corretos? Descubra quais os mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos.

Faz mal dormir com o cabelo molhado – Verdade

A secagem do couro cabeludo e dos fios é lenta e a umidade facilita a proliferação de bactérias e fungos causadores de queda capilar, seborreia, caspa e outros tipos de doenças. O mesmo ocorre quando utilizamos bonés ou prendemos os cabelos úmidos.

A fase da lua influencia o crescimento ou volume dos cabelos – Mito
Não há nenhuma relação entre as fases da lua e o crescimento dos cabelos. Essa crença vem dos povos agrícolas, pois as plantas devem ser podadas de acordo com a fase lunar, entretanto a ciência ainda não encontrou nenhuma evidência na proposta dos cortes baseados em calendários lunares.

Os cabelos crescem mais rápido durante a gravidez – Verdade
O cabelo é estimulado por hormônios e cresce com maior rapidez. Outra verdade sobre o desenvolvimento dos cabelos é que eles crescem mais no verão, pois os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente.

Estresse faz o cabelo cair – Verdade
Em algumas pessoas, o estresse estimula a queda capilar, mas, normalmente, a perda de cabelo não é definitiva e ele voltará a crescer.

Se um fio branco for arrancado, nascem dois! – Mito
Os cabelos brancos surgem quando as células próximas das raízes não fabricam melanina, substancia que dá cor. Como os fios de cabelo ficam brancos gradativamente, temos a impressão  de que outros fios ficaram brancos depois que arrancamos os primeiros. Geralmente, o aparecimento destes fios é uma condição geneticamente determinada.

Água do mar diminui a oleosidade dos cabelos – Verdade
Tanto a água do mar quanto o sol, se não exagerar na dose, ajudam.

Cortar o cabelo regularmente, o faz crescer mais rápido – Mito
Outro mito baseado no crescimento e reações das plantas. O cabelo cresce aproximadamente 1 cm por mês, independente do número de cortes. O corte pode deixar o cabelo mais volumoso, porque os fios são mais grossos perto da raiz, mais harmonioso e sem partes danificadas ou pontas duplas, mas não fortalece, acelera o crescimento ou evita a queda.

Alguns esportes danificam os cabelos – Mito
Atividades esportivas são sempre benéficas. Nos que praticam natação, o uso de toucas protege o cabelo da agressão do cloro e, caso ocorra o ressecamento dos cabelos, processos de hidratação e revitalização dos fios podem devolver a saúde e o brilho.

Lavar os cabelos todos os dias faz mal – Mito

Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Lavar os cabelos diariamente também não interfere na queda.

É preciso trocar o xampu regularmente – Mito
O xampu não deixa de fazer efeito, então não é necessário trocá-lo. Pode ocorrer um acúmulo de resíduos de xampu e condicionador nos fios, deixando os cabelos mais opacos e sem vida, para isso, um xampu de limpeza profunda é aconselhável uma vez por semana, exceto para quem tem cabelo descolorido ou tingido, porque resseca e desbota a cor. É também importante, sempre utilizar o produto adequado ao seu tipo de cabelo.

Usar condicionador diariamente faz mal – Mito
 É necessário usar o condicionador para selar as cutículas dos fios após o uso do xampu. Mas não deve-se aplicar o produto na raiz, pois isso pode entupir os bulbos capilares e causar uma série de complicações como dermatite e caspa. Também é desaconselhável deixar o cabelo com creme o dia todo, pois isso deixará o cabelo oleoso.

Cem escovadas à noite deixam os cabelos saudáveis – Depende
De fato ativa a circulação no couro cabeludo, mas é não é recomendado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

Colocar pílula anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer – Mito

O couro cabeludo não é capaz de absorver a pílula anticoncepcional.

Fonte: Meia Fina

3 comentários:

  1. Muito legal o post Joice..algumas coisas eu já sabia e outras aprendi aqui!

    São muitos mitos rsrrsrs e poucas verdades, por isso não paro de arrancar os cabelos brancos kkkkk

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante...
    De todos esses mitos o que eu acreditava era o da lua, mais agora...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, temos que pesquisar sempre...

    Bjsssss e voltem sempre!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!