Roupas sempre novas



Todo mundo tem aquele pijama preferido ou aquele casaco lindo pelo qual se apaixonou à primeira vista numa vitrine qualquer. O desejo é que aquela peça tão especial dure para sempre, mas, se isso não é possível, ao menos dá pra aumentar a vida útil do modelito.
Para isso basta seguir alguns passos básicos durante a lavagem e conservação da peça.

- Conheça sua máquina de lavar. Entender as funções do aparelho auxilia o manuseio e a melhor higienização das roupas. Utilize-a sempre do modo correto, não exceda a capacidade da máquina, nem lave roupas danificadas (desfiadas, com botões soltando, entre outros).

- Se possível, utilize as roupas mais de uma vez antes de lavá-las.
De modo geral, se não acontecer nenhum acidente que provoque alguma mancha, peças em jeans podem ser lavados após três ou quatro usos, sutiãs podem ser usados duas vezes, peças da estação, como blazers e jaquetas, podem ser higienizados após cinco ou seis usos e pijamas após dois dias consecutivos de uso. É recomendável, porém, lavar camisas, camisetas, roupas íntimas e de banho sempre após o uso.

- Sempre tire as manchas à mão antes de colocar a roupa na máquina, existem várias receitas simples e caseiras para remover diversos tipos de manchas. Também é necessário separar peças muito sujas, pois elas precisam de uma programação mais intensa.

- Separe as roupas brancas das coloridas. Se uma peça pode soltar tinta, lave-a sempre à mão. Não esqueça de lavar toalhas separadamente para evitar que espalhem fiapos por todas as outras peças.

- Retire quaisquer papéis dos bolsos, feche os zíperes e se a roupa estiver danificada, faça o conserto antes de lavá-la.

- Lave peças pequenas ou delicadas dentro de uma fronha ou um saco próprio para isso.

 - Roupas de couro devem ser lavadas com água e sabonete de glicerina ou sabão de coco e secadas à sombra. Depois de seca, engraxada com cera ou graxa de sapato incolor ou da cor do couro. A peça deve ser envolvida por uma capa de TNT, e guardada em local escuro e ventilado para evitar mofo. Se não usá-la por aproximadamente um mês, deixe-a por um dia em um lugar fresco da casa.
Peças feitas com couro sintético podem ser lavadas com água e detergente neutro, mas não devem ficar ao sol para evitar seu ressecamento e quebra.

 - As roupas de seda perdem a luminosidade se lavadas com água e sabão, logo, é apropriado lavá-las a seco. Na hora de passá-las use um papel manilha entre o tecido e o ferro e passe sem vapor. Se houver alguma mancha, remova-a com benzina ou éter.

- Roupas de veludo
não devem ser lavadas com água e sabão, mas limpas com uma escovinha umedecida com álcool. Assim como as roupas de couro, peças de veludo devem ser guardadas envolvidas por uma capa de TNT, em local escuro e ventilado. Se não usadas por um mês, precisam de um dia em um lugar fresco.

- É melhor lavar os tecidos sintéticos à mão e com sabão neutro e água fria para as peças não perderem a elasticidade. A secagem deve ser à sombra e sem os pregadores, que podem ser substituídos por cabides. Roupas de fibras sintéticas podem ficar com cheiro de suor mesmo depois de lavadas, para evitar isso, deixe-as de molho em água com uma colher de bicarbonato de sódio antes de enxaguá-las.

- Para que as roupas de lã continuem macias, deixe-as de molho em água morna com uma colher de sopa de glicerina ou amoníaco. Não torça as peças, apenas esprema. Deixe secar à sombra e, se a lã for colorida, coloque um pouco de vinagre na água, se for branca, água oxigenada.

Se não quiser lavar, passe uma escovinha umedecida com álcool. Se a roupa encolheu deixe-a de molho em água com xampu de cabelo para ela voltar ao tamanho normal, já se foram os punhos que relaxaram, mergulhe-os em água quente e seque com o secador de cabelo, com o jato de ar bem quente. Para tirar bolinhas ou penugens use fita crepe, se o problema for pêlo de gato e fiapo de roupas pretas passe o lado macio de uma esponja de lavar louça nova e limpa,

- Na hora da secagem, pendure a roupa pela parte de baixo ou coloque as peças em cabides. Nunca as deixe no varal depois de secas, pois o sol excessivo danifica os tecidos.

- Você também pode produzir em casa um produto para passar as roupas, diluindo uma xícara de amaciante e outra de álcool em 1 litro de água.

Fonte: M de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!