Experts mostram 5 soluções infalíveis para fios ressecados

Vários fatores como alisamento, coloração e secador ressecam o cabelo e, muitas vezes, é preciso fazer um tratamento de choque para recuperar os fios. Foto: Shutterstock
Vários fatores como alisamento, coloração e secador ressecam o cabelo e, muitas vezes, é preciso fazer um tratamento de choque para recuperar os fios
Foto: Shutterstock

Alisamento, coloração, secador, chapinha, sol demais, entre outros fatores, são os responsáveis por roubar o brilho e a maciez dos fios, deixando-os frágeis, quebradiços e com frizz. Às vezes, por mais que você use uma linha de produtos específica para o seu tipo de cabelo e faça hidratações em casa, é preciso um tratamento de choque para recuperar, de vez, as madeixas. Confira cinco dicas infalíveis e diga adeus aos cabelos ressecados.  
Corte
Cabelos maltratados apresentam pontas duplas. E não há como fugir delas sem pensar na tesoura. Você não precisa ser radical, mas um bom corte, que elimine as pontinhas, vai fazer uma tremenda diferença. "O corte fortalece os fios e faz com que eles absorvam melhor os componentes da hidratação", comenta Markos Chileno, do salão JJ Cabeleireiros, em São Paulo.

Hidrate no salão
Aquelas realizadas em casa funcionam, mas as hidratações dos salões apresentam compostos que são de uso profissional e só podem ser manipulados por cabeleireiros. Entre os tratamentos existentes que conferem resultado imediato, você vai encontrar cremes que, quando aplicados com massagem, liberam e ativam as substâncias para restaurar as madeixas.
"Outra opção é o óleo de argan, um forte condutor de nutrientes, devido ao grande poder de atingir as camadas mais profundas dos fios. Além da hidratação, o produto pode ser utilizado antes da coloração, para proteger as madeixas, do secador e como reparador de pontas", explica Danilo Donadelli, hairstylist da TV Globo. O ideal é ter uma boa conversa com seu cabeleireiro para ver qual é a melhor hidratação para seu cabelo e, de quanto em quanto tempo ela deve ser realizada.

Penteie corretamente
Esqueça a água quente, que tira a oleosidade natural dos fios. Tente lavar o cabelo com água morna e fazer o último enxágue com água fria (para fechar as cutículas). Ao pentear os fios de maneira inadequada, você também pode danificá-los. Por isso, use um pente de dentes largos nos cabelos úmidos.
Na hora de pentear, separe uma mecha, segure com uma das mãos na metade do comprimento, e passe nas pontas. Só depois de desembaraçadas penteie no sentido da raiz para o comprimento. Isso faz toda a diferença e evita que os fios quebrem.

Use secador, chapinha e babyliss com moderação
Se você não dispensa os itens acima, sem problemas. Mas antes de utilizá-los, proteja as madeixas. "Aplique produtos termo ativados. Eles protegem os fios do ressecamento provocado pelo calor dos aparelhos", explica Markos Chileno.
Lembre-se de deixar o secador a 15 cm de distância dos fios e de secá-los completamente antes de fazer a escova, para evitar a quebra. No caso da chapinha, passe o aparelho de duas a três vezes, no máximo, em cada mecha. E não deixe o babyliss mais do que 10 segundos em contato com as madeixas.

Aposte em um leave-in poderoso
Quando as madeixas estão ressecadas, a tendência é armar e ficar com frizz. Por isso, escolha um leave-in de acordo com seu tipo de cabelo (ondulado, liso, com coloração) e aplique nos fios ainda úmidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!