Descubra o que é corte químico e proteja seus cabelos

Com tantos recursos disponíveis para mudar a tonalidade e a textura dos cabelos, por exemplo, é quase impossível encontrar alguém que viva sem usar algum tipo de química nos fios. Perseguindo o ideal do cabelo bonitos e bem tratado, a mulherada não mede gastos ou a quantidade de produtos usados em casa ou no salão. O problema é que o excesso ou a combinação errada de alguns produtos podem causar o chamado corte químico, causando queda e danos aos fios.

Por isso, na hora pintar, descolorir e principalmente de alisar os cabelos, é fundamental ficar atento aos produtos utilizados, à maneira como o tratamento é feito e também ao profissional que irá cuidar dos seus cabelos.

O que é o corte químico?

A situação é no mínimo desesperadora: você compra um produto novo que foi altamente recomendado por suas amigas e, às vezes, até pela cabeleireira, para alisar, pintar ou mesmo para hidratar o cabelo. Depois da aplicação você constata que o resultado foi mesmo excelente, mas algo deu errado e seu cabelo começa a cair aos tufos. Isso é o corte químico, uma reação que causada pela fraqueza dos fios, pela reação entre determinados produtos e, principalmente, por algum descuido das indicações e modo de usar.

Reprodução


Quando ocorre algum tipo de erro no procedimento de aplicação de química, seja por tempo de pausa inadequada, força do alisante, excesso e sobretudo incompatibilidade de químicas, pode ocorrer o corte químico, que provoca a desestruturação dos fios levando-os ao seu rompimento.

Por exemplo, se uma pessoa faz relaxamento nos fios utilizando amônia e tempos depois faz um retoque com produto à base de hidróxido de sódio, haverá uma incompatibilidade entre os reagentes dos produtos e o cabelo fatalmente se partirá.

Entender os motivos é mais fácil do que aceitá-los. Se um produto químico isoladamente já causa dano aos fios, juntos eles possuem um poder de agressão ainda maior. E uma vez partidos, não há como colar e nem reverter o procedimento que já reagiu no cabelo.

Um outro exemplo de como causar o corte químico é quando aplica-se algum produto à base de amônia e deixa ele reagir por um longo período (mais de uma hora) no cabelo. A ação prolongada da amônia enfraquece os fios deixando-os mais suscetíveis a quebras.

Apesar do corte químico ser um problema sério e alarmante, não há razão para se desesperar e nem para deixar de fazer os tratamentos de sua preferência, mas é essencial contar com a ajuda de um profissional que, além de conhecer bem a formulação dos produtos, conheça o seu histórico de tratamentos, para identificar o que você pode e o que você não pode utilizar.

Aconteceu? Saiba o que fazer

Se o seu cabelo sofreu um corte químico, não fique desesperada. Embora não haja como reparar os fios já partidos, existem maneiras de recuperar os que ficaram elásticos e tendem a se quebrar cedo ou tarde. Confira a seguir algumas dicas de profissionais:

Se o corte químico atingiu mais de 70% do cabelo, o ideal é cortar os fios, pois só assim seu cabelo poderá voltar a ganhar comprimento. Se não cortar, ele tende a continuar se partindo aos poucos.

  Se o corte afetou pouco o cabelo, você também vai precisar cortar um pouco do comprimento, mas o corte não precisa ser radical, você pode apenas aparar a partir de onde ocorreu o corte.

Evite lavar os cabelos com muita frequência.

Utilize produtos como xampus e condicionadores hidratantes e faça hidratações semanais.

Faça cauterização para devolver a proteína e os aminoácidos essenciais para recompor a saúde dos fios.

Não abuse do secador e na hora de escovar, utilize protetores térmicos.

E não se esqueça, a melhor maneira de cuidar dos fios é confiá-los somente a profissionais de confiança para evitar maiores problemas.

Antes de iniciar qualquer procedimento, converse com o profissional, questione os resultados, explique os tratamentos e produtos químicos que já utilizou e exija que ele faça um teste para avaliar a resistência do cabelo. Assim, você se resguarda de possíveis problemas desagradáveis. (Fonte: Dicas de Mulher)

3 comentários:

  1. que dicas demais, curti o post, muito esclarecedor!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2013/02/resultado-do-sorteio-em-parceria-com.html

    ResponderExcluir
  2. Gostei já tive corte químico entrei em desespero , pensei que não ia mas parar de cair os tufos uffaa que sufocooo .Parabéns pelo post.Bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita meninas!!!

    Voltem sempre, bjssss.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!