Cabelos finos exigem cuidados redobrados; veja dicas

Quando o assunto é mudar o cabelo, vários fatores devem ser levados em conta. Se ele é grosso, fino, natural, com química, descolorido ou tingido, as mulheres que mais devem ter cuidado com mudanças no cabelo são as que tem os fios finos. Esse tipo de fio, geralmente, é assim por origem genética ou por causa de problemas de queda de cabelo. Se você tem fios finos, as dicas de hoje são para você!

Por serem mais frágeis e delicados, podem se romper com facilidade, e, devido a textura do fio, ressecam mais rápido se fizer tratamentos químicos ou por agressões do sol e da poluição. Vale lembrar que até quem tem fios grossos pode correr o risco dos fios se tornarem mais ralinhos se não tomar os devidos cuidados.

Há alguns truques usados nos cabelos que podem mudar a forma como se vê o cabelo. Descolorir os fios, dá a impressão de cabelo mais ralo, enquanto escurecer faz o cabelo parecer mais grosso. Por isso, quem tem os fios mais finos, a dica é evitar que o cabelo passe pelo processo da descoloração e de tratamentos químicos que podem ajudar a diminuir o volume.

Que shampoo usar?

Antes de qualquer coisa, invista sempre em shampoos que são adequados ao seu tipo de fio. "O ideal é que o shampoo seja cristalino, sem muitos hidratantes na formulação. Evite shampoos cremosos, com excesso de substâncias para hidratar e restaurar os fios. Opte pelos shampoos próprios para cabelo fino e sem volume. O ideal é usar pouco cosmético para deixar o cabelo levinho e ganhar volume", ensina a dermatologista Daniela Hueb.

Para conseguir este efeito de cabelo levinho, a dica é usar shampoos anti-resíduos a cada quinze dias. Caso você faça escova progressiva ou outros procedimentos químicos, fale com seu cabeleireiro antes, pois em alguns casos esse tipo de shampoo pode tirar os efeitos dos tratamentos.

Hidratar ou não?

Neste processo, é importante usar produtos com queratina, manteiga de karitê ou óleo de frutas, por serem eficazes em manter os fios fortes e resistentes. O indicado é que a hidratação seja feita a cada quinze dias.

Secador e chapinha

Você pode sim continuar usando o secador e a chapinha. Mas algumas dicas podem fazer a diferença na hora de usá-los nos fios. Antes de usar o secador aplique sempre um protetor térmico para evitar que o secador agrida os fios e penteie bem para que não embarace durante a secagem.

Sempre comece a secar os fios da raiz para as pontas e deixe o aparelho pelo menos a três centímetros do couro cabeludo. O mais indicado sobre a chapinha é usá-la somente em casos de emergência, e caso queira deixar as pontas para dentro ou para fora, coloque um pouquinho de óleo de argan para proteger o cabelo e deixá-los mais brilhantes e hidratados.

Reprodução


Desembarace!

Quem tem cabelos finos deve estar sempre atenta com a formação de nós. Esse tipo de cabelo embaraça muito fácil e quando embaraçados correm o risco de quebrar. Veja cuidados essenciais:

Evite deixar o cabelo solto ao vento, prenda parcialmente ou totalmente;

Não durma de cabelos soltos, prenda com um elástico bem soltinho ou faça uma trança pouco firme (para não marcar muito);

Sempre penteie seu cabelo com muito cuidado, evitando forçar o pente para desembaraçar;

Use spray com muita cautela, pois em geral, o produto resseca e pode deixar os nós do cabelo ainda mais difíceis de tirar.

Mais volume

Se você sempre sonhou em ter cabelos mais volumosos, fique atenta a alguns truques que podem deixar seus fios mais encorpados.

Mousse: O mousse é um grande aliado para quem quer dar volume aos cabelos. Aplique com o cabelo ainda molhado e seque os fios com o secador, com a cabeça virada para baixo. O resultado é sutil, porém ajuda a dar corpo ao cabelo.

Cachos + spray: Essa dica é para quem quer cabelo de diva. Faça cachos com a chapinha ou com o babyliss. Após fazer cada cacho, aplique o spray imediatamente antes de partir para a próxima mecha. Ao finalizar, passe uma escova levemente nos cachos e você vai ver que eles ficarão inacreditavelmente volumosos.

Pó modelador + topete: Se você acha que seu cabelo é muito "murchinho", essa dica é pra você. Aplique o pó modelador na raiz dos cabelos e faça movimentos com os dedos para "levantar" a raiz dos cabelos. Em seguida, separe uma mecha na franja para fazer o topete, penteie um pouco na parte de trás no sentido da raiz, mas faça com cuidado para não embaraçar muito. Prenda a mecha para trás, formando um topete , e use 2 grampos cruzados para manter a mecha no lugar.

Cortes e penteados

Quer dar uma mudada no visual com mais volume e estilo? Os cortes em camadas e cabelos curtos são mais fáceis de modelar. Já os cortes longos e retos dão a impressão de cabelo ralo. Na hora de fazer penteados, tenha sempre um babyliss, sprays, mousses e pós finalizadores perto de você. Não tem erro!

Fonte: Dicas de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!