Para manter cabelo sempre saudável, a dica de especialistas é repor a queratina com frequência

Estar com o cabelo sempre lindo, sedoso e saudável não é uma tarefa fácil. Isto porque além das inúmeras situações fisiológicas que podem atrapalhar o bom desenvolvimento dos fios, fatores externos e agentes químicos também influenciam na vitalidade das madeixas.

Um dos componentes mais importantes dos próprios fios tem sido apontado como o protagonista no ritual diário de lavagem e recuperação do cabelo. A proteína chamada queratina é produzida pelo corpo humano e pode ser encontrada na pele, unhas e cabelos. Composta por 21 aminoácidos, ela representa cerca de 90% da constituição do fio.

Com isso, especialistas e grandes marcas de beleza têm apostado, cada vez mais, na utilização deste componente para os mais variados tratamentos. Para saber mais sobre este agente, confira algumas informações a seu respeito, bem como dicas para deixar os cabelos sempre bonitos e saudáveis.

A importância da queratina

Sem este importante composto, os fios ficam vulneráveis, pois as escamas superficiais se abrem, deixando a camada interna exposta. Trocando em miúdos, isto resulta em perda de água, nutrientes e de mais queratina. É ela que garante força, elasticidade e resistência à fibra capilar.

A queratina tem, ainda, a capacidade de impermeabilizar e proteger o cabelo de algumas agressões, como a ação da água do mar, água quente, cloro, alisamentos, colorações e mechas em excesso.

Além disso, as ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, bem como a exposição ao sol, podem ser muito prejudiciais. Portanto, para manter os fios saudáveis, nada mais eficiente do que repor constantemente esta proteína.

Mas atente-se a um detalhe: apesar da necessidade de devolver a queratina perdida, seu excesso pode trazer um resultado indesejado. O composto pode acabar enrijecendo demais a fibra, fazendo com que haja quebra capilar. Por isso, pessoas que fazem escovas alisadoras a selagens térmicas precisam dosar ainda mais seu uso.

Dicas práticas para o dia a dia

O primeiro passo para a recuperação dos fios é a reposição da massa perdida, para deixar o cabelo mais rígido. Procure, portanto, produtos com queratina, como o shampoo Keratina da Vizcaya. A ideia é utilizá-los em todas as lavagens até sentir o cabelo mais encorpado e saudável.

Também é preciso ter bastante cuidado na hora de desembaraçar. Use um pente de dentes largos e sempre comece pelas pontas, até atingir a raiz.

Já com o cabelo um pouco recuperado, agora é necessário devolver nutrição e maciez. Hidrate com os produtos à base de queratina pelo menos uma vez por semana. A frequência de hidratação pode ser diminuída à medida que o cabelo vai se recuperando, mas não deixe de realizá-la.

Garantido que as mechas estejam encorpadas e nutridas, é preciso ter um novo cuidado, o de preservar a saúde dos fios. Não deixe de usar protetor térmico antes da escova e da chapinha e jamais os coloque em alta temperatura.

Outra dica é evitar fazer processos químicos muito fortes, como descoloração e alisamento, em um curto espaço de tempo. Segundo especialistas, três meses é o tempo necessário para o cabelo se reconstruir sozinho.

Tratamentos específicos

Nanoqueratização: Este processo introduz nanomoléculas de queratina nas fissuras dos fios, recuperando a sua forma. Se o cabelo não estiver totalmente danificado, é possível recuperar a proteína em até 40 minutos. Trata-se de um dos tratamentos mais utilizados, e dá um bom resultado.

Cauterização: Esta só deve ser feita no salão porque ocorre em etapas, sendo elas limpeza, hidratação, carga de queratina, aquecimento com a chapinha e finalização com silicone. O resultado são cabelos mais macios e brilhosos.

Plástica capilar: Esta técnica tem como principal ingrediente a queratina e também deve ser feita por um profissional qualificado. É indicada para casos mais complicados, com fios extremamente danificados. Inicia-se com a lavagem dos cabelos, seguida de banho de queratina e aplicação da chapinha para selagem. O resultado é maciez e brilho para fios.

Tratamento caseiro: Quem deseja cuidar das madeixas sem sair de casa e ainda assim conseguir um resultado digno de salão de beleza , deve investir em produtos desenvolvidos à base dessa proteína. A linha Keratina da Vizcaya, por exemplo, é composta de shampoo, máscara, ampola de queratina líquida, condicionador, finalizador e creme para pentear, todos com fórmula rica em queratina, pantenol e ceramidas. O resultado é um cabelo totalmente recuperado, livre de danos.

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!