Evite erros! Dez atitudes simples que fortalecem os cabelos

O cabelo diz muito sobre as condições do organismo. Se ele está saudável, é sinal de que você cuida bem da saúde. Mas o contrário também acontece, ou seja, alguns hábitos podem prejudicar as madeixas e, por isso, devem ser evitados. O tricologista (médico que cuida dos fios) Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), lista dez atitudes que você pode tomar para fortalecer os fios. Anote:

Nada de chapinha com o cabelo molhado - Isto é o mesmo que "cozinhar" os fios. De fato, a técnica pode ser considerada um secador piorado por causa do calor excessivo.

Não torça com a toalha - Isto é o mesmo que pedir para perder ou embaraçar o cabelo. Apenas pressione o tecido contra a cabeça para tirar o excesso de água, sem esfregar.

Não prenda (nem molhado nem seco) - Muitas mulheres sabem disso, mas nem sempre seguem a dica à risca. O costume de prender os fios aumenta a tração, exigindo mais da raiz. Além disso, enfraquece e deixa marcas, o que favorece a quebra. Se for realmente necessário, evite elásticos e prefira as "piranhas".

Escolha produto certo - Se você usa um shampoo inadequado, por exemplo, está perdendo dinheiro e prejudicando as madeixas. Segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, deixa ainda de dar o cuidado que o couro cabeludo necessita. Isso tira a resistência dos fios e dificulta a reposição de nutrientes essenciais.

Reprodução
Reprodução


Aplique corretamente - De nada adianta acertar nas escolhas se você não fizer um bom uso. Uma lavagem tem alguns passos básicos. Primeiro, dose sem exageros e enxague bem, não deixando resíduos. Aplique o condicionador ideal, com movimentos da orelha para baixo – preserve a raiz porque ela é naturalmente oleosa e não precisa de mais hidratação. Faça outro enxague e complete com um leave in, principalmente se você usar o secador com frequência.

Esqueça o sabonete - Tente evita-lo ao máximo, usando-o apenas no corpo. Além de não higienizar corretamente nem hidratar as madeixas, ele pode causar uma reação alérgica no couro cabeludo.

Coma bem - Vitaminas são fundamentais para dar força e beleza. Não é à toa que quem costuma se alimentar mal tem mais propensão à queda. Uma dieta equilibrada é ainda mais importante durante a menstruação para manter o equilíbrio de nutrientes perdidos com o sangramento, como ferro e magnésio.

Use pentes ou escovas - Os modelos mais indicados são de madeira, pois não deixam os fios eletrizados, que facilitam o embaraço e a queda.

Olho no secador - Ele é um veneno para o cabelo: o excesso de calor causa a desnaturação proteica, que diminui o teor de água dos fios, ressecando-os. Se for usá-lo, mantenha-o sempre a cerca de 20 cm de distância.

Evite água muito quente - A alta temperatura intensifica a atividade das glândulas sebáceas, deixando o cabelo mais oleoso na raiz, o que pode causar queda e até uma desaceleração do crescimento. Além disso, o calor pode prejudicar o couro cabeludo.  

(Fonte: Portal Vital / Unilever)

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!