Pele morena e negra: aprenda a cuidar

Vestido - Triya; Brincos - Xongani (Foto: Paulo Vainer)  
A pele morena e negra, abençoada pela melanina em abundância, é linda e vibrante, mas o maior erro é achar que só por ela ser mais resistente não precisa de tantos cuidados. “Esse tipo de pele pode sofrer com manchas escuras, olheiras e excesso de oleosidade. Protetor solar, limpeza adequada e hidratação na medida são indispensáveis”, garante a dermatologista Inaê Cavalcanti (SP). A seguir, aprenda o que fazer e do que correr se a sua pele é morena.

Equilíbrio - ao mesmo tempo em que a pele negra tem a tendência de ser mais oleosa, é muito fácil ressecá-la, o que dá um aspecto acinzentado. Por isso, tenha em mãos um protetor solar específico para o seu tipo de pele que também tenha a função de hidratar. Sabonetes líquidos desengordurantes devem ser usados de manhã e à noite –todos os dias, não só quando você não chegar em casa cansada, ok?
    
Atenção extra - pés, joelhos e cotovelos costumam ser mais ressecados, por isso invista em um creme esfoliante de uso diário. Em seguida, aplique um hidratante poderoso, feito para essas regiões.
     
Queloides - quanto mais melanina na pele, maior o risco de desenvolver queloide no processo de cicatrização de feridas e cirurgias. Queloides nada mais são do que uma cicatrização exagerada, que forma uma fibrose, um alto relevo. “A melhor saída é evitar a formação e não esperar que ele apareça para tratá-lo”, explica a dermatologista Carla Góes (SP). Os tratamentos vão de curativos oclusivos a base de corticoide à betaterapia, feita em hospital. Só um dermatologista pode avaliar do que você precisa.
     
Pelos encravados - os pelos na pele escura geralmente nascem inclinados e não a 90 graus, o que aumenta as chances de encravamento. “Como não tem como mudar a direção, a melhor indicação é diminuir de forma duradoura o crescimento”, recomenda a dra. Carla. Você pode, sim, abandonar a lâmina e a cera investindo na depilação a laser. Mas cuidado, pois não são todos os tipos que podem ser aplicados.
     
Exposição ao sol - você pode matar a mulherada de inveja por ficar com essa cor linda em cinco minutos, mas o protetor solar é tão importante para você quanto para qualquer pele clara. “Embora seja mais resistente, pode sofrer queimaduras e sentir os efeitos da radiação no envelhecimento e aparecimento do câncer de pele”, diz a dermatologista. Por isso, use filtro com FPS 30 pelo menos, todos os dias.
     
Acne - os cravos e espinhas adoram as peles morenas. Para acabar logo com eles e evitar a formação de manchas, tenha sempre a mão um bom secativo a base de ácido salicílico e garanta que o seu arsenal de beleza diário seja todo específico para peles acneicas. Uma máscara semanal feita com argila verde também ajuda horrores!
    
Garota de sorte - os fibroblastos, responsáveis pela formação de colágeno na pele, são mais ativos na pele escura e (olha que maravilha!), isso significa sinais de envelhecimento demorando mais pra aparecer. Tá, mas não precisa desencanar pra sempre de usar os cremes anti-idade, só pode ser um gasto pra começar mais tarde. Inclua-os na sua rotina quando aparecerem as primeiras linhas finas ou sinais de flacidez, o que costuma acontecer lá pelos 40 anos.
    
Manchas - acne, radiação solar, depilação, gestação e uso de anticoncepcionais podem causar manchas em qualquer tipo de pele. No caso das morenas e negras, a maioria dos ácidos podem ser usados para fazer peelings e tratamentos em casa com supervisão médica. Só a hidroquinona que não é uma boa escolha, porque pode deixar a pele acinzentada. Em consultório, vários tipos de laser são seguros para esse tom de pele. “O tratamento da pele negra deve ser feito com agentes menos agressivos. É mais demorado, mas mais satisfatório”, lembra a dra. Carla.

Fonte: Revista Glamour

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!