Comer Chocolate Escuro Pode Melhorar sua Saúde

Dia 27 de março é o dia da Páscoa! E o que tem na páscoa? Chocolate! 



Para entrar no clima, acompanhe as melhores dicas dos benefícios que o chocolate pode trazer a sua saúde.

O cacau é um fruto que vem de cacaueiros. Grãos de cacau são encontrados dentro de grandes vagens da fruta de forma que nascem sobre as árvores de cacau.

Depois que os grãos de cacau são colhidos, fermentados, secados e limpados, são assados tornando-se cacau.

É por isso que o chocolate com maior teor de cacau, como o chocolate escuro, é mais saudável para você. 

Para maximizar os benefícios de saúde do chocolate, você deve estar à procura de chocolates com 70%. 

O percentual representa a quantidade de cacau no chocolate.
O que pode ser inconveniente, é que o cacau é amargo, por isso quanto maior a porcentagem de cacau, mais amargo ele será.

Então, se você é fã de chocolate ao leite, você está sem sorte.
Comer chocolate ao leite tem pouco ou nenhum benefício para a saúde. São praticamente açúcares e aditivos insalubres com um toque de cacau.
Se você não está acostumado a comer chocolate escuro, pode demorar um pouco para se acostumar, mas quando você vê os benefícios de saúde que proporcionam, pode valer a pena treinar seu paladar.


5 razões pelas quais o chocolate escuro é bom para sua saúde

O chocolate escuro é rico em antioxidantes.
Na verdade, o cacau tem mais antioxidantes do que outras frutas conhecidas como açaí, romã, cranberries e mirtilos que são conhecidos por suas propriedades anti-oxidantes.
Os Antioxidantes lutam contra os radicais livres que causam danos às células dentro de seu corpo, causando inflamação. 

Alguns pesquisadores sugeriram que grãos de cacau têm uma concentração de 10% de antioxidantes, tornando-os uma forma muito eficaz no combate aos radicais livres e prevenindo inflamações.

O chocolate escuro é embalado com gorduras saudáveis.
É na sua maioria composta de gorduras saturadas e de gorduras monoinsaturadas que são gorduras muito estáveis ​​que não são suscetíveis à oxidação, ao contrário de gorduras polinsaturadas, que são muito instáveis ​​e se tornam rançosos rapidamente.
Isto é muito importante porque quando a gordura é oxidada (fica rançosa) que se transforma em radicais livres e começa a causar danos celulares.

O chocolate escuro ajuda a baixar a pressão arterial.
Estudos indicam que a concentração de flavonóides do cacau é responsável por ajudar a diminuir pressão arterial.
Os flavonóides fazem ajudar a melhorar a função endotelial e também aumentar a produção de óxido nítrico, que causa vasodilatação... Todos os quais ajudam a pressão arterial.

O chocolate escuro ajuda a diminuir as chances de doenças cardiovasculares.
Estudos descobriram que comer chocolate escuro ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.
O mecanismo exato não é conhecido, mas os investigadores pensam que o elevado teor de polifenóis (antioxidantes) de cacau ajuda a inibir os radicais livres de causar danos da membrana celular que pode levar a doença cardíaca.

O chocolate escuro ajuda a impulsionar o seu humor
Há uma razão pela qual você sente a necessidade de comer uma barra de chocolate quando você está tendo um dia ruim.
O cacau ajuda a estimular a feniletilamina (PEA), dopamina e serotonina.
Estes são todos os neurotransmissores que aumentam sentimentos de felicidade e bem-estar.


Além das 5 razões de saúde destacadas acima, o chocolate escuro tem ainda mais benefícios para a saúde:

  • Aumenta a sensibilidade à insulina
  • Protege contra a radiação UV
  • Aumenta a energia
  • Reduz o estresse
  • Diminui risco de Alzheimer
  • Melhora a flora intestinal

Então, da próxima vez que você comer uma barra de chocolate, não se sinta culpado, apenas certifique-se que você está comendo o chocolate com pelo menos 70% de cacau, baixo teor de açúcar e aditivos pequenos.
Mas tenha em mente que ainda é um doce, assim aprecie com moderação.
Além disso, se você gosta de chocolate quente tente fazer seus próprios com alta qualidade de cacau em pó bruto.

Você pode misturar duas colheres de sopa com leite de coco ou leite orgânico (se você não é sensível à lactose) adicionar alguns adoçantes naturais para o gosto (como stevia) e pronto!
Você terá um chocolate quente saudável! Quem imaginaria que o chocolate quente poderia ser saudável para você!

Como vimos o chocolate tem vários benefícios e inclui-lo na dieta é uma forma sabia principalmente se você gosta muito dessa guloseima e sofre com a falta dela.

O melhor método para ter o peso ideal em qualquer época é não se privar das coisas que você gosta e sim comer com sabedoria controlando a quantidade e a ansiedade.
Se você tem muita ansiedade por doce, coma sempre uma fruta 10 min antes de ir para uma sobremesa seja de chocolate ou não, dessa forma você terá mais controle e sucesso na dieta.

O chocolate não é engordativo se você usar de maneira correta. Você pode consumir até 25 gramas por dia, acima de 75% de cacau, sempre de cor mais escuro e meio amargo.
Use sempre o chocolate combinado com frutas, iogurte, você também pode utiliza-lo em pó colocando no leite e tomando pela manha ou comer uma pequena barra de 25 gramas após o almoço, essas são as melhores opções para consumir o chocolate.
Dessa forma ele traz mais benefícios à saúde e vai ajudar você a emagrecer por varias razões como: diminui a saciedade por doces, diminui a fome, acelera o metabolismo e outros.

Além do chocolate existem outros alimentos que promovem o alivio do estresse e ansiedade. Assista o vídeo e conheça os melhores alimentos para aliviar esses e outros sintomas:

1 comentários:

  1. Parabéns pelas dicas do blog, páscoa é uma data caracterizada por chocolate, o que muitos não sabem é que chocolate também possui benefícios para saúde se consumidos corretamente. #Rosi Feliciano

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita, volte sempre. Se tiver um blog e site, deixe abaixo no comentário!!!
Bjs!!!